Rádio Comunitária Legal

(49) 9 91353425
MENU
Bombeiros alertam para aumento de acidentes com animais peçonhentos

Geral

Bombeiros alertam para aumento de acidentes com animais peçonhentos

Saiba como prevenir

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a elevação das temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) emitiu um alerta sobre o aumento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. Entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro de 2025, foram registradas 203 ocorrências de busca e captura desses animais no estado, representando um aumento de 54,54% em relação aos meses de inverno de 2024, quando ocorreram 85 casos. 

O comandante do CBMSC em Seara, Capitão Domingos, destacou a importância da prevenção: “Nesta época do ano, no meio do verão, recebemos muitos chamados para atendimento em todo o estado com esse tipo de animal peçonhento. As serpentes são as mais frequentes nas ocorrências, algumas vezes causando acidentes de interesse médico, com intoxicações, algumas vezes apenas com lacerações, mas é mais comum apenas o avistamento desses animais e o acionamento para que o Corpo de Bombeiros Militar faça a remoção e encaminhamento para um local seguro para todos. Neste sentido, orientamos que as pessoas se protejam e evitem criar condições para a proliferação desses animais.” 

Para prevenir acidentes, o CBMSC recomenda:

  • Usar botas de cano alto ou botinas com perneiras ao transitar por áreas de vegetação densa.
  • Evitar colocar as mãos em buracos, pilhas de folhas secas ou entulhos.
  • Manter quintais limpos, eliminando acúmulo de lixo, entulhos e lenha.
  • Estar atento ao realizar trilhas ou trabalhos em áreas abertas com vegetação alta. 

Em caso de picada, é fundamental lavar o local com água e sabão, evitar movimentação excessiva, remover objetos que possam dificultar a circulação em caso de inchaço e buscar atendimento médico imediato. Se possível, tirar uma foto do animal para auxiliar na identificação e tratamento adequado. 

FONTE/CRÉDITOS: Fernando Weiss/CBMSC
Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )