Santa Catarina abriga 2.648 motoristas de táxi que já receberam as duas primeiras parcelas do Benefício Taxista. Os dados constam em balanço do Ministério do Trabalho e Previdência que coordena a ação.
Em todo o Brasil, 245.213 taxistas receberam o benefício, com valor de R$ 1 mil. A transferência de renda desta primeira etapa do programa teve início na terça-feira (16).
Na região Sul, existem 19.880 beneficiários do programa, número que a posiciona na terceira colocação nacional. A região Sudeste é a líder, com 135.361 taxistas, seguida do Nordeste (68.558); e Sul. Com 6.910 beneficiados, o Centro-Oeste ocupa a última colocação nacional no número de motoristas atendidos.
O Rio Grande do Sul é o destaque regional com 10.413 taxistas. O Estado também é o sexto no ranking nacional em número de concessões. O Paraná (6.819) é o segundo da região Sul. Santa Catarina fecha a lista regional, na última colocação.
Novos pagamentos
O Benefício Taxista é depositado em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário não precisa realizar cadastro ou enviar dados de conta para o banco.
Programa
O Benefício Taxista foi instituído pela Emenda Constitucional n° 123, de julho de 2022, como assistência emergencial no enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles provenientes.
O Benefício Taxista tem validade até o mês de dezembro de 2022. A quantidade de parcelas e o valor do benefício poderão ser ajustados em função do número de motoristas beneficiários cadastrados e o limite global de recursos. O valor máximo é de R? 1.000 por parcela.
Os gestores municipais são responsáveis pelo envio dos dados dos motoristas de seu município que atendam aos critérios do Benefício Taxista. A data limite para o encaminhamento destas informações é dia 11 de setembro.
O Ministério do Trabalho e Previdência preparou uma cartilha para os gestores municipais, ensinando o passo-a-passo de cadastramento de sua Unidade da Federação, bem como a inclusão dos dados dos taxistas do seu município. O tutorial está disponível aqui.
Comentários