Audiência Pública retoma movimento pela implantação do Campus da UFFS no Extremo Oeste.

Mobilização reuniu cerca de 250 pessoas dos municípios da região.

Audiência Pública retoma movimento pela implantação do Campus da UFFS no Extremo Oeste.

Com a Câmara de Vereadores de SMOeste lotada, cerca de 250 pessoas do Extremo Oeste catarinense, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) realizou nesta segunda-feira (27), às 19h30, uma Audiência Pública para debater a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para a região do Extremo Oeste de Santa Catarina.

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, marcou presença no encontro presidido pelo deputado federal, Pedro Uczai, presidente da Comissão de Legislação e pelo presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), prefeito de Anchieta, Ivan Canci. Entre os participantes da audiência estavam prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, professores, vereadores, agricultores, representantes de entidades, instituições, igrejas, movimentos estudantis e sociais. Durante o evento houve muitas manifestações e pronunciamentos a favor da vinda da UFFS para SMOeste e outro município da região.

O reitor da UFFS enalteceu que veio para a audiência para ouvir as demandas da região e depois levar as reivindicações para a universidade fazer as discussões e chegar as decisões administrativas sobre a instalação de um Campus no Extremo Oeste de SC. Marcelo Recktenvald lembrou o plano de expansão interno e externo que já foi debatido em anos anteriores para instalação de um novo Campi e cuja movimentação está retornando. “Agora tudo dependerá do teor da demanda regional, condições de estruturas, avaliação técnica, códigos de vagas, situação orçamentária e demais, o que pode demorar um pouco porque extrapolam a curto prazo”, enfatizou.

“A luta por um Campus da UFFS em São Miguel do Oeste nasceu junto com a implantação da própria universidade em Chapecó. É uma demanda legítima de toda a comunidade do Extremo Oeste. A Audiência Pública foi mais um momento de continuidade desta luta na direção da conquista deste tão sonhado Campus,” pontuou o presidente da CLP, professor e deputado Pedro Uczai. Uczai propôs a destinação de recursos financeiros de emendas parlamentares para a implantação da Universidade.

A Universidade criada em 2009, pela Lei N° 12.029, abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, oferecendo mais de 40 cursos de graduação. A UFFS tem mais de 8 mil alunos em seus seis Campi (Passo Fundo, Cerro Largo e Erechim – Rio Grande do Sul –, Realeza e Laranjeiras do Sul – Paraná – e Chapecó – Santa Catarina).

 

 

Fonte: Inácio Rohden/Rádio Raio de Luz FM

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!