O presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José Oliveira Paes Junior, divulgou uma forte nota oficial neste domingo com pesadas advertências sobre o agravamento da pandemia em Santa Catarina.
Faz uma conclamação a toda a sociedade para colaborar com conscientização e mais responsabilidade e cobra ações concretas do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais.
A ACM quer garantias efetivas. Confira:
“O mês de março de 2021 marca 1 ano da chegada da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Longe da tão aguardada redução da transmissão do novo coronavírus, o estado vive hoje o mais grave quadro da doença, com a maior lotação dos leitos hospitalares desde o início da crise sanitária mundial e a triste soma de mais de 7,2 mil mortes.
Diante dessa dura realidade, a ACM – Associação Catarinense de Medicina faz um novo alerta à população sobre o agravamento da pandemia em todas as regiões do estado e conclama para que sociedade assuma sua indispensável responsabilidade e conscientização com os cuidados necessários no uso de máscara, álcool nas mãos e distanciamento social, evitando qualquer tipo de aglomeração.
Ao mesmo tempo, a ACM reafirma a urgência de ações estruturais e coordenadas dos gestores da Saúde do Estado e dos Municípios, especialmente para:*GARANTIR toda a infraestrutura para atender aos pacientes, como leitos, equipamentos e todos os insumos necessários.
*GARANTIR a contratação de equipes especializadas para o atendimento aos pacientes, com maior atenção para a assistência nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).*GARANTIR as condições dignas de trabalho aos médicos e profissionais da saúde, para que possam proteger os pacientes e suas próprias vidas.
*GARANTIR vacinação para todos os médicos e profissionais de saúde, para que possam seguir no trabalho de cuidar dos pacientes, seja na linha de frente da Covid-19, seja nos demais locais de atividades no setor.*GARANTIR a celeridade essencial à campanha de vacinação dos catarinenses.
*GARANTIR a manutenção da habilitação de leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde.*GARANTIR o uso da inteligência de dados, para monitorar os casos e conter a transmissão da doença.
*GARANTIR comunicação proativa para orientar sobre os cuidados da sociedade, no respeito aos protocolos.*GARANTIR a efetiva fiscalização do cumprimento dos protocolos que normatizam os cuidados em todo território catarinense e a punição daqueles que os desrespeitarem, colocando as vidas sob ameaça.
A ACM vem atuando fortemente desde o início da pandemia, buscando soluções, promovendo ações, firmando alianças e parcerias de grande importância no enfrentamento ao Covid-19 em toda Santa Catarina. Assim, a entidade posiciona-se mais uma vez para reafirmar seu compromisso com a saúde da população e em defesa dos médicos catarinenses.
Ademar José de Oliveira Paes JuniorPresidente ACM
Comentários