Arábia Saudita suspende compra de frango de 11 frigoríficos do Brasil.

O Ministério da Agricultura não informou quais frigoríficos tiveram as exportações suspensas, mas a decisão afeta Santa Catarina.

Arábia Saudita suspende compra de frango de 11 frigoríficos do Brasil.
Sem explicações, o governo da Arábia Saudita suspendeu as compras de carne de frango de 11 frigoríficos brasileiros nesta quinta-feira. Os ministérios da Agricultura e Relações Exteriores emitiram nota conjunta informando que o governo brasileiro recebeu com surpresa e consternação a decisão, que não houve contato prévio das autoridades sauditas, nem apresentação de motivos ou justificativas que embasassem as decisões.

O Ministério da Agricultura não informou quais frigoríficos tiveram as exportações suspensas, mas a decisão afeta Santa Catarina. Das 11 unidades, sete são da Seara, empresa do Grupo JBS, informou o jornal Valor Econômico. A companhia tem o maior número de unidades no Estado. Dois frigoríficos do Rio Grande do Sul também foram afetados. 

Os sauditas estão entre os que investem no aumento da produção de aves para atender o mercado próprio e exportar. Por isso, nos últimos anos, começaram a impor barreiras ao frango brasileiro, sob a alegação de que o abate não estaria sendo feito no padrão halal, da religião muçulmana.

Essa pressão do país que foi o primeiro mercado de exportação de frango de SC foi uma das responsáveis pela queda das vendas do Estado no exterior, no último ano. Outros países da região e a China também estão procurando reduzir a dependência de importação de proteína. 

 
 
 
Fonte: Estela Benetti/ DC
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.