Das Ilhas Canárias ao Beira-Rio, Miguel Ángel Ramírez viverá pela primeira vez a experiência de comandar o Inter em um Gre-Nal. O espanhol estreia em clássicos neste sábado, às 22h15, na Arena, pela 9ª rodada do Gauchão. Um estreante que chegou sob a premissa de promover uma ruptura no modelo de jogo, mas que cultiva também o tradicional mistério para enfrentar o Grêmio.
Na entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 com o São José, o técnico despistou sobre usar um time "ideal". Chegou a dizer que é impossível definir uma escalação titular para toda uma temporada. Mas ele também deu uma pista de que mandará a campo uma equipe com a espinha dorsal do que considera ser a melhor formação para o Inter.
Ramírez comandou a equipe em cinco jogos até aqui com muitas experiências partida após partida. O treinador já utilizou 26 jogadores, dos quais 24 iniciaram ao menos uma vez como titular.
O histórico de escalações aponta atletas preferidos pelo técnico mesmo entre tantas mudanças. E indica caminhos para a escalação no Gre-Nal (confira os atletas que mais atuaram com Ramírez abaixo).
Miguel Ángel Ramírez, técnico do Inter — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter
A linha defensiva está definida. Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés são os titulares. Mas o lateral-esquerdo se recupera de uma pancada na coxa esquerda e está fora de ação há uma semana. A tendência é de que Léo Borges seja o titular no clássico.
No meio-campo, Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso atuaram em duas partidas cada na função de primeiro volante. Mas o capitão do Inter não atuou mais porque perdeu alguns treinos no início de trabalho devido a um edema muscular. Ele será o titular.
Edenílson também tem presença garantida no clássico. Ao seu lado, a tendência é de que Praxedes seja o titular. Ele iniciou três das cinco partidas, mas atuou em todas. E concorre com Mauricio pela vaga.
> Atletas que mais atuaram com Ramírez:
- Edenílson - 5 jogos (4 como titular)
- Praxedes - 5 jogos (3 como titular)
- Patrick - 5 jogos (3 como titular)
- Yuri Alberto - 5 jogos (1 como titular)
- Zé Gabriel - 4 jogos (4 como titular)
- Víctor Cuesta - 4 jogos (4 como titular)
- Rodinei - 4 jogos (3 como titular)
- Caio Vidal - 4 jogos (3 como titular)
- Nonato - 4 jogos (2 como titular)
- Thiago Galhardo - 4 jogos (1 como titular)
> A escalação provável do Inter:
Marcelo Lomba (Daniel); Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Léo Borges; Rodrigo Dourado, Edenílson e Praxedes; Caio Vidal, Yuri Alberto (Guerrero ou Thiago Galhardo) e Patrick
Patrick é um dos homens de confiança de Ramírez — Foto: Ricardo Duarte/DVG/Inter
Onde estão as dúvidas
As incógnitas na equipe estão nos extremos: no gol e no ataque. Até o momento, Ramírez fez um rodízio com os goleiros, sob o mesmo planejamento.
Danilo Fernandes atuou em duas partidas, depois Marcelo Lomba fez dois jogos. Daniel entrou contra o São José, em sua primeira chance com o técnico.
Pela lógica, o jovem de 24 anos segue no time. Mas Lomba tem chances de voltar a ser titular, conforme apurado pelo ge. Danilo não deve jogar devido a dores nas costas.
O ataque tem Patrick como titular garantido pela esquerda. Mas o setor deixa ainda mais dúvidas. Ramírez deu uma chance para cada um dos “camisas 9” e só Guerrero foi titular duas vezes.
Yuri Alberto tem vaga praticamente assegurada no time titular — Foto: Ricardo Duarte / Internacional
Mas Yuri Alberto é quem atuou em todos os jogos e deve começar o clássico como titular. Resta saber seu posicionamento, porque o atacante tem entrado também como ponta no decorrer das partidas.
Ramírez pode optar por sua escalação centralizado ou aberto pela direita. Assim, Caio Vidal e Guerrero disputam uma vaga, com Thiago Galhardo correndo por fora. Carlos Palacios deve começar no banco.
O treinador definirá a escalação titular para o clássico no treino desta sexta-feira, no CT do Parque Gigante. O Inter enfrenta o Grêmio no Gre-Nal 430 neste sábado, às 22h15, na Arena, pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho.
Comentários