Santa Catarina deve registrar dias de um “calorão” com temperaturas que podem atingir os 40°C e alerta de baixa umidade relativa do ar a partir desta quarta-feira (7) após dias de muita chuva que resultaram em enchentes. Uma frente fria também deve chegar ao Estado no fim de semana.
O meteorologista Piter Scheuer explica que uma onda de ar quente, que atua na Argentina, pode proporcionar as altas temperaturas no Rio Grande do Sul e no Extremo-Oeste catarinense.
“A região de Uruguaiana (RS) pode chegar aos 45°C, sendo difícil, mas não é descartado. Itapiranga pode atingir os 40°C a partir de quinta-feira (8). As outras cidades do Oeste, algumas áreas do litoral, e Vale do Itajaí ficam entre 35°C e 38°C”, explica o meteorologista.
Além da chance de calor intenso, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta que a umidade deve ficar abaixo dos 40% dos Planaltos ao Extremo-Oeste, que pode resultar em desidratação e dores de cabeça.
Por conta disso, é indicado um cuidado extra com a hidratação. Assim como usar roupas leves e também evitar exposição prolongada ao sol durante os horário de maior calor, ou seja, das 12h às 16h.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também divulgou um aviso meteorológico de “onda de calor” a partir das 12h desta quarta até as 21h desta sexta-feira (9). O alerta leva em consideração a estimativa de temperatura 5°C acima da média por período de dois até três dias.
Além da onda de calor vindo dos países vizinhos, o meteorologista do Inmet, Mamedes Luis Melo, explica que a tendência ocorre também devido a formação de uma área de baixa pressão na região Sul do Brasil
“Existe essa onda de calor e as temperaturas devem aumentar devido uma área de baixa pressão que vai dominar e inibir as chuvas. Essa condição se deve, em especial, para o Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, mas não chega no litoral catarinense”, complementa o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo.
Procurado pela reportagem do ND+, o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, reforça que se trata de uma condição comum para este período de verão.
“Nós vamos ficar vários dias sem tempo estável e isso faz com que as temperaturas subam. Porém, estamos na época do ano que começa a aquecer e a expectativa é de temperaturas mais elevadas. Claro que, em algum momento, pode proporcionar temperaturas mais elevadas, mas depende a situação de cada região”, finaliza.
Veja as temperaturas para quarta-feira, de acordo com a Epagri/Ciram
Litoral Norte: 22°C/32°C;
Planalto Norte: 15°C/30°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/31°C;
Grande Florianópolis Serrana: 14°C/30°C;
Vale do Itajaí: 17°C/33°C;
Litoral Sul: 17°C/32°C;
Planalto Sul: 13°C/30°C;
Meio-Oeste: 18°C/32°C;
Oeste: 17°C/33°C;
Extremo Oeste: 18°C/36°C.
Semana antecede chegada de frente fria
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a quinta-feira (8) também será de predomínio de sol e calor no Estado.
Além disso, a umidade também favorece a chance de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados e de rápida duração. Apesar disso, o risco para ocorrências é considerado baixo.
Enquanto isso, o amanhecer deve contar com mínimas entre 10°C e 20°C. No entanto, as máximas no período da tarde podem ficar próximas dos 40°C no Extremo-Oeste e Oeste de Santa Catarina. Os ventos serão do quadrante Sul passando para Nordeste ao longo do dia.
O cenário deve seguir o mesmo até a sexta-feira (9). Em seguida, uma frente fria deve se aproximar do Estado a partir de sábado (10). Dessa forma, Santa Catarina pode voltar a registrar temporais isolados no início de semana.
“São pancadas com trovoadas mal distribuídas. No domingo pode voltar a ter chuva na Grande Florianópolis, mas apenas pancadas de verão. No dia 14 e 15 de novembro, volta a esfriar, mas só um friozinho fora de época em um curto espaço de tempo”, finalizou o meteorologista Piter Scheuer.
Comentários