O advogado Alex Heleno Santore foi empossado na tarde desta sexta-feira, 04, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. O novo membro da Corte ocupará vaga destinada aos representantes da OAB-SC pelo chamado quinto constitucional. Na solenidade, também será assinada a ata de instalação da 8ª Câmara de Direito Civil do TJSC, que terá o novo desembargador entre seus integrantes.
O advogado Alex Santore tomou como desembargador do Tribunal de Justiça seis anos após ter sido nomeado pelo então governador do Estado, Raimundo Colombo em 2017. O nome do advogado compôs a lista sêxtupla da OAB que foi encaminhada ao Tribunal de Justiça pelo então presidente da Ordem. Alex ficou entre os três mais votados pelo plenário da Corte. A lista tríplice então foi enviada ao governador que o escolheu para assumir como desembargador. A indicação, posteriormente, foi anulada pelo governador Eduardo Pinho Moreira, seguindo o pedido da própria Ordem dos Advogados do Brasil. O caso foi parar nos tribunais, por onde se arrastou por seis anos no Judiciário até que o STF decidisse pela vitória de Santore.
O Desembargador Alex Santore foi entrevistado no programa Peperi Entrevista de hoje e disse que a posse no TJ é uma realização profissional. Ele ressaltou que este é um momento histórico para ele e para a região. “A grande lição que fica desse processo é que a justiça tarda, mas não falha”, afirmou. Alex comentou que o sentimento é de dever cumprido Ele citou que o caso envolvendo a indicação dele para o TJ foi marcado por uma disputa política que, infelizmente, envolveu a advocacia e a OAB. O novo desembargador explicou que não se preocupa em identificar porque isso aconteceu e que o objetivo agora é fazer um bom trabalho no julgamento dos processos na corte.
Alex Santores fez questão de ressaltar que vai fazer um trabalho técnico e jurídico, sem posicionamento político contra o grupo que tentou impedir a sua posse no TJ. “O meu foco é julgar bem os processos, resolvendo os problemas das pessoas e promovendo a justiça”, concluiu.
Alex Santore é natural de Descanso e fez o curso de Direito na Unoesc de São Miguel do Oeste
Comentários