As notificações de acidentes de trabalho em Santa Catarina subiram 35% em 2021 em comparação ao ano anterior. No total, foram 38,6 mil registros no ano passado. Foi a segunda maior alta no número de notificações no país, com SC atrás apenas de Roraima (+53%).
Os dados atualizados fazem parte do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).
Apenas em 2021, foram comunicados 166 óbitos associados ao trabalho em Santa Catarina, com aumento de 59,6% em relação a 2020, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Entre os municípios brasileiros com mais de 100 acidentes notificados, Brusque registrou alta de 122% nas notificações entre 2020 e 2021.
O Observatório traz também números atualizados quanto a estimativas, por aproximação, da subnotificação de acidentes. Em 2021, não houve comunicação prévia de 7,5 mil acidentes em Santa Catarina, o que representa 19,5% subnotificações.
Concessões de benefício
Foram 15 mil concessões de auxílio-doença por acidente do trabalho com um gasto de R$ 1,1 bilhão e 537 concessões de aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho que somam R$ 4 bilhões. Além disso, foram concedidas 19 pensões por morte no ano passado.
Em 2021, foram registrados 5,9 mil afastamentos por doenças causadas por vírus ou Covid-19 em Santa Catarina. O número de foi de 2,1 mil em 2020.
Os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho foram atividades de atendimento hospitalar, abate de suínos, aves e outros animais pequenos e fundição de ferro e aço. As lesões mais frequentes foram fraturas, cortes e contusões.
No início de abril, um homem de 30 anos morreu em um acidente de trabalho em um mercado em Blumenau. A cabeça do trabalhador foi prensada por um elevador.
Em meados de fevereiro, um homem de 41 anos ficou gravemente ferido ao cair e ficar preso em uma correia, em Mafra. O homem trabalhava no interior de um silo de serragem. Resgatado pelos bombeiros, a vítima estava com fratura e hemorragia grave na perna e na lombar.
O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina realizou nesta quarta-feira (27), uma Audiência Pública por videoconferência para discutir estratégias e garantir um ambiente de trabalho seguro nos mais diversos segmentos profissionais.
A audiência reuniu representantes de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) das maiores empresas do Estado, federações, de entidades da sociedade civil, de órgãos governamentais e não governamentais.
A Campanha deste ano traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, com o objetivo de alertar para os altos índices de subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde.
Comentários