Abraleite: importações de países do Mercosul reduzem competividade do Brasil.

Entidade afirma que importações têm aumentado de forma

Abraleite: importações de países do Mercosul reduzem competividade do Brasil.

Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) vem expressando preocupações sobre as importações vindas da Argentina e do Uruguai, alegando que estão criando um “ambiente desleal” para o setor leiteiro no Brasil. A entidade ressalta que o problema é recorrente e causa impactos na cadeia produtiva.

Segundo a Abraleite, as importações, principalmente de leite em pó, provenientes desses países do Mercosul, têm gerado desafios para os produtores nacionais. A ausência de taxas e impostos no âmbito do acordo do Mercosul, que promove o livre comércio entre países da América do Sul, beneficia a Argentina e o Uruguai, enquanto afeta a competitividade dos produtores brasileiros.

Desde agosto do ano passado, as importações têm aumentado de forma alarmante, de acordo com a Abraleite. A preocupação se estende a outras entidades do setor, como o Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e a própria Abraleite, que estão colaborando para enfrentar essa situação.

As consequências dessas importações já são sentidas, com a saída de produtores e pequenas empresas do mercado, agravando o desemprego e gerando desafios sociais e econômicos para o país. A Abraleite ressalta que a dependência dessas importações ameaça a autossuficiência do Brasil na produção de leite, desestruturando a cadeia produtiva.

 

 

 

Fonte(s): Canal Rural
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários
Publicidade
Publicidade

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.